Projeto transmídia AUTS na Bahia

O projeto transmídia AUTS – uma série com 26 episódios lúdico-educativos voltados para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais – foi lançado nesta terça-feira (02), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, na plataforma Play Kids, no site e aplicativo. Criado pelo diretor de Animação, Renato Barreto, o AUTS tem patrocínio da GolFarma e do Governo do Estado, através do Fazcultura, da Secretaria da Cultura (SecultBA) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Para criar o projeto, Renato Barreto se inspirou em sua história familiar e nas aventuras do filho que nasceu dentro do espectro autista e desenvolveu a fala dublando o próprio personagem. Artur, hoje com 13 anos, foi diagnosticado dentro do espectro autista por volta dos dois anos e meio de idade. “A ausência da fala foi o que mais chamou a nossa atenção, além de um brincar não organizado, que também serviu de alerta em casa e na escola”, lembram os pais, que receberam a orientação de procurar a ajuda de um neurologista para confirmar o diagnóstico.

Mesmo evoluindo com as terapias, o pai conta que Artur continuou a demonstrar uma falha no processamento auditivo, levando a família e terapeutas a buscar formas alternativas para apoiar o desenvolvimento da sua fala. “Foi a partir daí que resolvemos explorar a veia artística de Artur, uma dica que ele mesmo nos deu, pois sempre gostou de filmes e de desenhar. O ponto de partida foi um trabalho da escola. Artur fez um desenho, digitalizou e, mesmo emitindo muitos sons que a gente não conseguia identificar, ele gravou e isso foi um passo muito importante”, relembra Renato Barreto.

A psicóloga Cláudia Mascarenhas, que acompanhou Artur, sugere que pais e educadores assistam aos episódios juntos com as crianças para gerar conversas e usar AUTS como oportunidade de uma interação social. “A aposta na capacidade fortalece o crescimento de qualquer criança. Nessa participação em um projeto conjunto, com normas para gravação e regras sociais, Artur pôde avançar bastante e essa iniciativa de uma criança autista pode incentivar outras pessoas e famílias a acreditarem que também são capazes de encontrar suas próprias janelas de investimento e crescimento”, comenta a especialista.

A série também dialoga com os princípios do Plano Nacional da Primeira Infância e funciona como uma ferramenta sensorial que pode ajudar professores de uma forma lúdica, trabalhando com diferentes estímulos a cada episódio, explorando cores, formas geométricas, instrumentos musicais, animais e significação de conceitos, propondo um aprendizado dinâmico e com exemplos práticos.

A produção é realizada pela Takapy Digital Art, em co-produção com a Griot Filmes, e tem parceria com o Instituto Viva Infância. A novidade representa um avanço para o desenvolvimento de habilidades da primeira infância e do ponto de vista singular do universo autista. A série será lançada na plataforma do PlayKids, o aplicativo estará disponível para download e o site aberto a visitas e contribuições.

Projeto AUTS – Série, Site e Aplicativo – Pensando em traduzir as experiências de Renato e sua família com Artur, o projeto cresceu para tomar um caráter transmídia com o desenvolvimento de um aplicativo com diversos games, além de um site informativo, que em breve terá novos conteúdos.  Parte do projeto foi viabilizado em 2016, o aplicativo AUTS ganhou a sua primeira versão para Android. Em 2017, com o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural – Fazcultura, e patrocínio da Golfarma Distribuidora Farmacêutica, Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, a produtora conseguiu recursos para produzir a série de 26 episódios, modernizar o aplicativo e ampliar as suas plataformas, e ainda lançar o site com conteúdos mais aprofundados sobre o Projeto.

O Projeto é uma plataforma transmídia com uma Série de Interprogramas de Animação Infantil, Site e Aplicativo que mistura entretenimento e educação de forma inclusiva. É voltado para crianças até 6 anos mas que pode ser assistido por toda a família. São 26 episódios de 90 segundos que exploram o mundo da imaginação e da fantasia com muita interação e arte.

O Aplicativo (http://migre.me/vm8F2) – , que teve uma primeira versão apenas para a plataforma Android anteriormente, agora também está sendo lançado para IOS e foi atualizado para estimular o desenvolvimento de habilidades sensoriais e sociais das crianças por meio de jogos e atividades lúdicas.

O Site (http://www.eusouauts.com), conta com uma versão online com espaço kids interativo, assim como uma área destinada para os pais, além de vídeos e informações sobre as personagens. 
https://vimeo.com/121062446 – Episódio 01, https://vimeo.com/142682082 – Episódio 02, https://vimeo.com/142683249 – Episódio 03.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *