Celeiro da Dança na Bahia, Escola de Dança da Funceb celebra 35 anos

A Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia celebrou 35 anos em 9 de maio deste ano. A instituição conta com uma programação diária, gratuita ou a preços populares, em diversos bairros de Salvador, e fora da capital baiana, voltada para o fomento e a qualificação continuada dessa linguagem artística.
Toda semana, a Escola de Dança da Funceb recebe cerca de 2 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que têm acesso à arte do movimento através de ações de iniciação, formação técnica e qualificação em dança.
Grande parte desses alunos está nos Cursos Livres, que neste ano ofereceu 1.500 vagas em 44 modalidades de dança, e é voltado para pessoas com ou sem experiência em dança. A matrícula nesses cursos acontece durante todo o ano, diretamente com o professor, de acordo com o número de vagas restantes. As aulas acontecem uma vez semana, de segunda a sábado, com investimento de R$ 20,00 (aula avulsa) ou R$ 70,00 (mensal).
 
Formação
 Para as crianças e jovens de 5 a 17 anos, todos os anos são abertas vagas para o Curso Preparatório, que oferece gratuitamente aulas de ballet clássico, dança contemporânea e dança moderna, brincantes, dança afro-brasileira, danças populares e capoeira.
 
Para os mais velhos que desejam se profissionalizar há o Curso Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, que é vinculado à Secretaria de Educação e voltado pra jovens e adultos com ensino médio completo e com prévia experiência em dança. Neste ano, através de uma conquista histórica, os alunos passaram a ter direito à meia passagem estudantil junto ao sistema de transporte público de Salvador.
 
A Escola de Dança da Funceb também oferece semestralmente as Oficinas de Qualificação Profissional com objetivo de propiciar a formação continuada nos cursos de Ballet Clássico e Pilates. Todo semestre são abertas 50 vagas, sendo uma parte delas voltadas para servidores do estado.
 
De forma descentralizada, a Escola de Dança da Funceb atua nos bairros de Salvador em Nordeste de Amaralina e Engenho Velho de Brotas, e nos municípios de Lauro de Freitas e Luís Eduardo Magalhães através dos Núcleos de Extensão. Atualmente os Núcleos atendem 578 pessoas com aulas gratuitas de dança moderna e contemporânea, dança afro-brasileira, ballet, capoeira, pilates e brincantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *