Edição especial da Feira da Sé acontece durante a Flipelô

A Praça da Sé será o cenário do programa cultural que a Feira da Sé irá oferecer ao público neste final de semana. A programação conta com shows, oficinas, atividades literárias e infantis. A edição especial integra a 3ª Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) e irá movimentar o Centro Histórico de Salvador de 8 a 11 de agosto. Toda a programação é gratuita e ainda terá mais de 80 expositores nos segmentos de artesanato, antiguidades, artes visuais, literatura, moda e gastronomia.

Um dos destaques será a oficina de bordado com o projeto “À Flor da Pele”, que acontece de quinta a sábado, das 14h às 20h e, no domingo, das 14h às 18h. O projeto, originário de São Paulo que desembarca pela primeira vez na Bahia, reúne bordadeiras voluntárias para criar bonecas de pano customizadas. A participação na oficina é aberta ao público, mediante lotação do espaço, e as bonecas produzidas pelos participantes serão doadas ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-Bahia).

Já no campo literário, o público poderá conferir a declamação de poesias de Castro Alves dentro do Programa Caminhos da Leitura, uma parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador através da Fundação Gregório de Matos (FGM), de quinta a domingo, às 16h.

Na sexta, quem abre as atividades é o grupo percussivo itinerante Meninos da Rocinha, a partir das 11h. Neste dia, um dos momentos mais aguardados será o lançamento do livro “O Que Tiver de Ser, Amar”, do escritor Edgard Abbehusen, junto com bate-papo mediado pela jornalista Camila Marinho, seguido de sessão de autógrafos. O encontro acontece às 14h.

No mesmo dia, acontece o show “Julio Caldas Blues Trio”, a partir das 16h, com um repertório que mescla blues, soul, country, rock e jazz. Na apresentação, o multi-instrumentista traz canções do seu disco “Blues, Baiões e Psicodelia” e músicas de artistas, como Robert Johnson, Muddy Waters e WillieDixon.

A programação de sexta encerra às 18h, com a intervenção artístico-musical e declamação de poesias do Movimento Exploesia. Criado inicialmente com o objetivo de dar visibilidade às autoras baianas, atualmente a iniciativa reúne outras artes, como pintura, música, vídeos, fotografia, dança e teatro.

No sábado, 10, as atividades iniciam às 11h, com a oficina de leitura e escrita de cordel ministrada pelo grupo Cordegirando. O momento será voltado a apresentar os cordéis, as cordelistas, as mudanças advindas dessa autoria, além da forma de construção da poética.

Também no sábado, em parceria com o Sesc, acontece a “Mostra e Vivência das Técnicas Renascença e Cerâmica em Torno” e a oficina de serigrafia com imagem de Castro Alves. Ambas as atividades estarão disponíveis ao público das 11h às 19h.

Ainda no dia 10, a partir das 12h, tem cortejo percussivo com o grupo Tambores e Cores e, às 14h, é a vez do show da cantora e compositora baiana Aiace. A programação musical segue às 16h, com o jazz de Laurent Rivemales Quartet.

No último dia, chega à Feira da Sé o projeto Playgrude, atração musical voltada para as crianças, a partir das 11h. Em seguida, acontece a performance itinerante do grupo percussivo Swing do Pelô, às 14h. As atividades se encerram às 16h, com o Programa Caminhos da Leitura e o Movimento Exploesia.

Além das atrações artísticas e culturais, quem estiver na Feira da Sé poderá degustar delícias da gastronomia baiana e regional, a exemplo da maniçoba, sarapatel e farofas de pimenta servidas pela chef baiana Tereza Paim; o inovador Xibiu de Mainha, salgado recheado com camarão e salada; as cucas e tortas do chef Alício Charoth; iguarias nordestinas, como cuscuz, canjica e bolos servidas pela Tapioca Lanches, do Pelourinho, além de carrinhos itinerantes com crepes e espetinhos diversos, churros e algodão doce para os pequenos. Tudo isso regado à cerveja da Vila Cervejeira – Beba Local Bahia, uma parceria com o Sebrae que reunirá cinco marcas baianas de cervejas artesanais, no espaço gastronômico da feira.

Confira abaixo a programação completa:

QUINTA, 08/08

14h às 20h – Oficina de bordado com o projeto À Flor da Pele

16h – Programa Caminhos da Leitura – declamação de poesias de Castro Alves

SEXTA, 09/08

11h – Cortejo percussivo com Meninos da Rocinha

14h – Lançamento do livro “O Que Tiver de Ser, Amar”, do escritor Edgard Abbehusen

14h às 20h – Oficina de bordado com o projeto À Flor da Pele

16h – Show ‘Júlio Caldas Blues Trio’

16h – Programa Caminhos da Leitura – declamação de poesias de Castro Alves

18h – Movimento Exploesia – intervenção artístico-musical e declamação de poesias

SÁBADO, 10/08

11h às 19h – Mostra e Vivência das Técnicas Renascença e Cerâmica em Torno

11h às 19h – Oficina de Serigrafia com imagem de Castro Alves

11h – Cordegirando – oficina de leitura e escrita de cordel

12h – Cortejo percussivo com Tambores e Cores

14h – Show Aiace

14h às 20h – Oficina de bordado com o projeto À Flor da Pele

16h – Show ‘Laurent Rivemales Quartet’

16h – Programa Caminhos da Leitura – declamação de poesias de Castro Alves

DOMINGO, 11/08

11h – Projeto Playgrude

14h – Cortejo percussivo com Swing do Pelô

14h às 18h – Oficina de bordado com o projeto À Flor da Pele

16h – Programa Caminhos da Leitura – declamação de poesias de Castro Alves

16h – Movimento Exploesia – intervenção artístico-musical e declamação de poesias

SERVIÇO:

O que: Feira da Sé

Quando: 08 a 11 de agosto. Quinta a sábado, das 11h às 20h e domingo, das 11h às 18h

Onde: Praça da Sé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *