Editora soteropolitana Organismo lança “Tombos e tosses”, de Silvio Oliveira, primeira obra em prosa

A editora Organismo lança, na próxima sexta-feira (18), o livro ‘Tombos e tosses do revolucionário Yuri Babacof’, primeiro livro autoral do escritor e pesquisador Sílvio Roberto Oliveira, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e membro do coletivo Ogum´s Toques. A obra abre a coleção de prosa da editora, até aqui dedicada exclusivamente à poesia. O lançamento será no Centro de Estudos Afro-Orientais, na UFBA, no Largo Dois de Julho, às 18h30, e conta com um bate-papo, entre pesquisadora na área de literatura negra no Brasil, Ana Carla Portela, e o autor da obra. A entrada é franca.

‘Tombos e tosses’ se caracteriza por uma prosa experimental, flertando com uma mistura de gêneros e arriscando uma entrada no horror/suspense. Mas o livro é mais: uma poderosa engenharia de linguagem que diz muito sobre as reinvenções e experimentos que têm sido efetuados no campo da literatura negra no Brasil.

Jorge Augusto, editor da obra, explica que o cômico também é um dos dispositivos que estruturam a narrativa, a partir de uma ironia refinada que remete o riso, sempre, a uma significação social. “Esse riso é uma das características mais diretas do diálogo que o autor traça com Lima Barreto, o que confere à novela um aspecto crítico fundamental, pois traz à tona com esse procedimento um aspecto que atravessa em silêncio a literatura negra no Brasil, desde poemas de Luiz Gama aos textos de Carolina Maria. Aqui, o humor é tática de guerra, pois opera afirmação de humanidade e subjetividade negra”, comenta.

O livro tem orelha da escritora Miriam Alves, e prefácio de Assunção Maria, da Universidade Federal do Piauí, que ressalta, entre outros aspectos da obra, o papel decisivo que o leitor desempenha na trama narrativa. O projeto gráfico é assinado por Guellwar Adún.

A pré-venda do livro pode ser feita entrando em contato com a editora Organismo por e-mail editorasegundoselo@gmail.com, pelo facebook.com/editorasegundoselo ou pelo tel: (71) 98867-0244. O preço promocional é de R$ 40.

Sobre Sílvio Roberto Oliveira – O escritor nasceu em Salvador, onde integra o Coletivo Ogum’s Toques. Formado em Letras Vernáculas com Grego, é professor e pesquisador da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em temas vinculados a literatura brasileira, línguas e literaturas clássicas, literatura negra e linguagem dos quadrinhos.

Sobre a editora Organismo – Criada em 2013, propõe com seus projetos uma cartografia ético-estética das cenas contemporâneas da literatura brasileira. Já lançou diversos poetas de Salvador e publica, desde 2016, a revista homônima de literaturas brasileiras contemporâneas ‘Organismo’, com curadoria de nomes de destaque da literatura contemporânea brasileira, como Conceição Evaristo, Lívia Natalia, Guellwar Adún, Marília Garcia, Rita Santana, Evanilton Gonçalves, entre outros que colaboraram nos dez números já lançados até hoje.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro “Tombos e tosses do revolucionário Yuri Babacof”, de Sílvio Roberto Oliveira, pela editora Organismo.

Quando: Sexta-feira, 18/10/2019, de 18h às 21h.

Onde: CEAO, Largo Dois de Julho, Salvador.

Entrada Franca.

Pré-venda do livro: editorasegundoselo@gmail.com, pelo facebook.com/editorasegundoselo ou pelo tel: (71) 98867-0244

Preço promocional do livro: R$ 40

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *