Bairro de Cajazeiras recebe Festival Literário Nacional

Um dos bairros mais populosos de Salvador, Cajazeiras, acolhe de 12 a 15 de novembro o Festival Literário Nacional (Flin), promovido pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBa). O evento ocorre no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras e traz o tema ‘Diversas Leituras & Novos Caminhos’, a partir de uma ação integrada do Governo que pretende fortalecer e aproximar o público de assuntos que dialogam diretamente com a juventude, através de uma programação atual, extensa e diversificada.

O Flin é coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA) e para a secretária de Cultura,  Arany Santana, o Festival “vai deixar um legado do Governo do Estado não só para o bairro de Cajazeiras, mas também para toda a cidade”. Segundo o diretor geral da FPC, Zulu Araújo, a realização do festival literário corresponde ao atendimento de uma demanda cultural antiga e importante. “É fazer da cultura um elemento estratégico do desenvolvimento local, tratar a cultura como um bem maior do ser humano e fazer da literatura o nosso guia do dia-a-dia”, completa. 

O evento contará também com serviços destinados ao público jovem e com uma ampla infraestrutura, organizada a partir diferentes setores: Arena Leia e Passe Adiante – dividida nos espaços Infantil e Jovem. Nele, ocorrerão apresentações de slams, saraus, repentes, cordéis e lançamentos de livro. A Passarela do Livro reunirá stands de venda de livros de diversas editoras do país e Tenda Cultural.

Cajazeiras – Cajazeiras foi escolhido para sediar a primeira edição do Festival por reunir públicos diversos e por possuir uma grande concentração de escolas estaduais, com mais de 20 unidades.

Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos – projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).  O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência  dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR),através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *