Programação no bairro de Santo Antônio celebra a Baía de Todos os Santos

Com o objetivo de homenagear a Baía de Todos os Santos, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), realiza nesta sexta-feira (1º), às 14h30, no bairro do Santo Antônio, em Salvador, o evento Kirimurê dos Tupinambás, com rodas de conversa, exposição fotográfica e apresentações culturais. A programação ocorrerá no mesmo dia em que o Forte de Santo Antônio Além do Carmo retornará a ser administrado pelo CCPI, marcando a ocasião.

Kirimurê, palavra cujo significado é “grande mar interior”, era como os índios tupinambás, habitantes or iginais de nossas terras, denominavam ao que hoje é mundialmente conhecida como a Baía de Todos os Santos. Às suas margens, a Bahia se desenvolveu enquanto um estado grande e repleto de riquezas culturais.

DCIM\100MEDIA\DJI_0039.JPG

No encontro de sexta-feira será lançada a campanha Saveiros da Bahia – Por amor à tradição. O diretor do CCPI, André Reis, informou que a ideia de criar a campanha surgiu como forma de valorizar a riqueza cultural do estado da Bahia, e levar ao povo baiano informações sobre as embarcações e atividades relacionadas com o tema. “O CCPI, em sua área de atuação, acompanha atividades relacionadas à produção de bens ou utilidades que satisfazem as necessidades humanas, desde as técnicas construtivas de casas, saveiros ou jangadas até a gastronomia e o artesanato”, destaca Reis.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – O CCPI da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelourinho Cultural, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Programação

14h30 – Mesa de Abertura – Instituições presentes: Secretaria de Cultura da Bahia, Centro de Culturas Populares e Identitárias, Forte Santo Antônio Além do Carmo, REDEMAR, Câmara Baía de Todos os Santos.

15h – Painel – De Kirimurê a Baía de Todos os Santos e todos os Homens
Coordenação da mesa – Luan Peres – Presidente do IPR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *