Violinista Marcelo Fonseca faz show de lançamento do disco “Subindo o São Francisco” na Varanda do Teatro Sesi Rio Vermelho

Violinista Marcelo Fonseca faz show de lançamento do disco “Subindo o São Francisco” na Varanda do Teatro Sesi Rio Vermelho

Músico, compositor, arranjador e poeta das histórias sem palavras. Mineiro de nascença e baiano de coração. Conhecedor dos costumes de cada capital e de muitas cidades dos interiores de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Deste caldeirão de culturas Marcelo Fonseca colheu a inspiração para produzir seu primeiro disco, intitulado Subindo o São Francisco, que tem show de lançamento agendado para o dia 12 de março, às 22h, na Varanda do Teatro Sesi, no Rio Vermelho, em Salvador.

Após conhecer as maravilhas do Recôncavo e do Sertão, das montanhas mineiras e dos mares baianos, através de mestres como Raymundo Sodré, Xangai, Roberto Mendes e Bule Bule, Marcelo Fonseca partiu para a realização deste projeto através do qual presta uma homenagem aos mestres (inclusive anônimos) com quem aprendeu sobre a essência da música popular.

O disco Subindo o São Francisco nasceu recheado de Xote, Xaxado, Baião, Forró, Chula e Ritmos Africanos, que dão vida e reverberam as influências dos povos de cada um dos estados por onde o Velho Chico percorre antes de encontrar o mar.

O álbum apresenta 10 faixas instrumentais, com participação de vários artistas da cena musical brasileira como Marcos Suzano, Gabi Guedes, Raymundo Sodré, Xangai, Murilo Fonseca (pai de Marcelo), Rodrigo Sestrem, Hermógenes Araújo e Zito Moura.

Para o show de lançamento, Marcelo Fonseca será acompanhado por Felipe Guedes (guitarra), Jorginho Brasil (bateria), Gustavo Caribé (baixo) e Pururú Mão no Couro (percussão).

Sobre Marcelo Fonseca

Iniciou sua vida musical aos seis anos de idade, na Fundação de Educação Artística em Minas Gerais, onde estudou durante sete anos. Aos 17, ingressou na Escola de Música da UFMG, onde ficou até aos 21 anos. Como instrumentista em Minas Gerais foi ganhador do concurso “Jovem instrumentista BDMG 2014”, atuando na banda Himba Trio e Banda do Artista “Zé Teixeira”.

Em 2019, conquistou o segundo lugar no 18º Prêmio Nabor Pires Camargo, em Belo Horizonte. No mesmo ano, foi um dos semifinalistas da 19ª edição do Prêmio BDMG Instrumental, também em Minas Gerais.

Na bagagem, Marcelo coleciona a experiência de acompanhar e assinar a direção musical nos trabalhos de artistas renomados, como Raymundo Sodré, Maviel Melo e muitos outros. Dentre os artistas com quem se apresenta frequentemente: Val Macambira, Mariene de Castro, Xangai, Jazz na Avenida, Grupo Apuama e Barlavento, dentre outros.

Marcelo também integrou o clipe do projeto Jacob 100 Anos, com a participação de mais de 50 instrumentistas do Brasil e de outras partes do mundo, organizado por Antonio Nóbrega, uma homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim (2018), que tem como fio condutor a música Gostosinho.

Serviço:

O que: Subindo o São Francisco, lançamento do CD de Marcelo Fonseca

Quando: 12 de março de 2020, quinta-feira, às 22h

Onde: Varanda do Teatro Sesi Rio Vermelho, Rua Borges dos Reis, 9 – Rio Vermelho Informações: 71 3616-7064 / 3616-7066

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *