No próximo domingo (3), o Afoxé Filhos de Korin Efan, estará realizando um vibrante cortejo cultural no Pelourinho, em Salvador. Com início marcado para as 15h no Terreiro de Jesus, o evento aberto ao público promete reunir diversos aspectos da cultura afoxé, desde sua musicalidade até os valores e princípios que permeiam essa tradição.
Sob o título “Afoxé, Cultura, Arte e Ancestralidade Viva – Nosso Candomblé de Rua”, o projeto tem como principal objetivo prestar homenagem a Oxalá, orixá símbolo da paz e equilíbrio, enquanto busca combater a violência e a intolerância religiosa no Centro Histórico de Salvador. O evento visa promover ações que estimulem o respeito e a união na comunidade.
O trajeto do cortejo percorrerá as ruas do Pelourinho até o Espaço Cultural Korin Efan, contando com a participação de diversos setores da sociedade, incluindo alunos de escolas públicas, moradores locais, dançarinos, banda, baianas, clarins, além de mulheres e jovens envolvidos em projetos sociais, culturais e comunitários. A presidente do Afoxé, Elisangela Silva, destaca que o evento não se trata apenas de uma celebração musical, mas também de um resgate da história ancestral e da influência religiosa na região.
Com 16 paradas representando aspectos significativos da tradição do candomblé e da jornada de Oxalá, o cortejo será marcado por um manifesto em prol da cultura da paz. A relevância desse tema em um contexto contemporâneo é ressaltada, incentivando ações que visam a construção da paz, o combate à intolerância e ao racismo religioso.
As artes plásticas estarão em evidência por meio de adereços e indumentárias, destacando detalhes que caracterizam a personalidade e a história do Afoxé Filhos do Korin Efan. O evento busca valorizar as manifestações populares, identitárias e culturais dos blocos de Afoxés da Bahia, enfatizando a importância da musicalidade, arte e dança afro-brasileira, com ênfase na representação dos orixás.
Elisangela Silva ressalta que a homenagem a Oxalá é também um apelo pela paz, repudiando a violência contra as mulheres e buscando mais respeito religioso. O Afoxé vai além de uma mera apresentação musical, sendo um ritual e um cortejo que segue a disciplina da tradição religiosa.
O projeto “Afoxé – Cultura, Arte e Ancestralidade Viva. Nosso Candomblé de Rua” foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, recebendo apoio financeiro da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. O cortejo do Afoxé Filhos de Korin Efan oferece uma oportunidade única para vivenciar e celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira, promovendo a união da comunidade em torno de valores como paz, respeito e ancestralidade.