O Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) abre a 3ª edição do Concha Negra nesta sexta-feira (23), às 18h30, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA). O evento marca o retorno do projeto após dois anos de pausa devido à pandemia de Covid-19.
Além do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP), o Concha Negra também contará com a participação de outras grandes atrações da música afro-brasileira. O Cortejo Afro, bloco afro-baiano conhecido por sua energia contagiante e pelas suas músicas que celebram a cultura afrodescendente, estará presente no evento.
Também se apresentará o Ilê Aiyê, um dos mais importantes blocos afro do Brasil, pioneiro na luta pela igualdade racial e na valorização da cultura afro-brasileira. O grupo é conhecido por suas músicas politizadas e por seu bloco afro, que desfila no Carnaval de Salvador com fantasias e coreografias que celebram a cultura afro.
Para completar o time de atrações, o cantor e compositor Chico César, conhecido por suas músicas que mesclam ritmos afro-brasileiros com a MPB, também se apresentará no Concha Negra. Chico César é um artista engajado em causas sociais e suas músicas frequentemente abordam temas como a luta pela igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira.
Criado em 2016, o Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) é uma companhia única especializada em ópera de raiz afro. Sua missão é democratizar o acesso à ópera, valorizando a cultura afro-brasileira e promovendo a inclusão social.
Em sua trajetória, o NOP já acumula importantes apresentações. Em 2016 e 2017, a ópera “Treemonisha” de Scott Joplin foi encenada em Salvador, Lisboa e no Carnaval de Salvador. No ano seguinte, o grupo estreou o “Oratório de Santo Antônio” nos palácios, igrejas e praças do Pelourinho.
Em 2019, o NOP levou a “Ópera dos Terreiros” para Grenoble e Roma. Em 2020, a ópera foi apresentada pela primeira vez no Brasil na Concha Negra. Em 2022, o grupo se apresentou no Festival de Ópera do Theatro da Paz em Belém com a “Ópera dos Terreiros” e estreou “Amor Azul” em Paris. Já em 2023, a “Ópera dos Terreiros” foi encenada na Barroquinha, filmada pela televisão francesa e selecionada para as Olimpíadas Culturais de Paris 2024.
Serviço:
O que: Concha Negra – Ensaio Cortejo Afro Convida Ilê Aiyê, Chico César e Núcleo de Ópera da Bahia
Quando: 23 de fevereiro de 2024 (sexta-feira), às 18h30
Onde: Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA)
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Vendas: Bilheteria do TCA (sem taxas) ou plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/)
Classificação indicativa: 14 anos
Foto: Hirosuke Kitamura