A importância da Música Popular Brasileira (MPB) no cenário cultural do país é inegável. Ela transcende sua relevância estética como tradutora de nossas múltiplas identidades, assumindo o papel de guardiã da memória coletiva e palco para interpretações do Brasil.
O prestígio da MPB se consolida no mundo todo, sendo um dos símbolos de nossa gente, seus costumes e sua identidade. A vastidão e relevância dessa produção musical exigem um trabalho de pesquisa e registro à altura, capaz de mapear, sistematizar e analisar criticamente esse universo rico e complexo.
Com esse objetivo em mente, nasceu o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Idealizado em 1995 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Livraria Francisco Alves Editora, o projeto reúne informações sobre artistas, músicos, grupos musicais, estilos e outros aspectos da MPB.
Ao longo de sua história, o Dicionário Cravo Albin contou com o apoio de diversas instituições, como o Ministério da Cultura, a Fundação Biblioteca Nacional, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e a Brasil Telecom.
O projeto se inspira na Enciclopédia da Música Brasileira (Erudita, Folclórica e Popular), obra pioneira que serviu como fonte de pesquisa para os envolvidos no Dicionário Cravo Albin.
Mais do que recuperar e consolidar a memória musical do país, o Dicionário Cravo Albin busca resgatar canções, nomes, períodos históricos e gêneros musicais. Todos eles representam marcos na história da MPB e símbolos de um imaginário social povoado de sons, versos, narrativas e personagens que marcaram a vida do povo brasileiro.
O projeto conta com a colaboração de especialistas que assinam críticas em verbetes significativos para a história da MPB.
O Dicionário Cravo Albin é um trabalho em constante evolução, recebendo de todo o Brasil e do exterior informações inéditas, sugestões, retificações e adendos. Esse fluxo contínuo de dados reforça a natureza dinâmica do projeto e confirma que a pesquisa da MPB é uma tarefa de gerações.
Disponível em versão impressa e online, o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira se configura como um marco na sistematização de um acervo material e imaginário de proporções gigantescas.
Um acervo material e imaginário de proporções gigantescas:
- Verbetes:
- Mais de 9.000 verbetes sobre artistas, músicos, grupos musicais, estilos, etc.
- Informações sobre autores, intérpretes, grupos, associações, blocos e estilos da música brasileira.
- Discografia de mais de 1.953 músicos e grupos musicais.
- Outros recursos:
- Imagens, vídeos, entrevistas e outros materiais multimídia.
- Textos críticos e analíticos sobre a música popular brasileira.
- Links para outros sites e recursos relacionados à MPB.
O Dicionário Cravo Albin é uma ferramenta essencial para:
- Pesquisadores e estudantes da música popular brasileira.
- Músicos, compositores e outros profissionais da indústria musical.
- Aficionados por música brasileira em geral.
Acesse o Dicionário Cravo Albin e explore o universo da música popular brasileira!
Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira