A Fundação Cultural do Estado, por meio do Pouso das Artes, unidade vinculada à Secult, recebeu com entusiasmo catorze capoeiristas vindos de diversas partes do Brasil na última semana. O motivo da agitação no local foi a participação destes artistas no 10º Festival Internacional de Capoeiragem, que ocorre na capital baiana desde 2008.
O Contramestre Sonic (Fernando Moraes), representante do Grupo Senzala, do Rio de Janeiro, foi um dos hóspedes ilustres durante o período do festival. Ele expressou sua satisfação: “É a primeira vez que participo do Festival Capoeiragem. Hoje resido em Vitória do Espírito Santo, e depois de muitos anos faço esse retorno à Salvador. Estou tendo uma experiência maravilhosa, tanto no Pelourinho, nesse grande polo de cultura e raiz africana no Brasil, como aqui no Pouso das Artes também.”
Mestre Kibão também compartilhou sua experiência positiva no Pouso das Artes, destacando a localização privilegiada do local.
O Festival Internacional de Capoeiragem, tem como objetivo principal atrair capoeiristas de diferentes grupos e nacionalidades, proporcionando conhecimento sobre os diversos aspectos dessa arte/luta. Ao longo de quatro dias (31 de janeiro a 3 de fevereiro), os participantes desfrutaram de oficinas de Capoeira ministradas por mestres internacionalmente renomados, além de atividades como oficinas de musicalidade, Samba, acrobacia, homenagens, roda de conversa, lançamento de livros, vivências (Ação Griô), Tour Capoeirístico, Batizado, troca de graduação, festas e entretenimento.
Vale ressaltar que o Pouso das Artes, localizado no Centro Histórico de Salvador, oferece hospedagem gratuita para estudantes, artistas, professores, ou produtores culturais de qualquer parte do país. Com 14 leitos, banheiros, sala e cozinha equipados, proporciona conforto e praticidade aos hóspedes. A iniciativa visa fortalecer os laços entre a cultura e os artistas, contribuindo para o enriquecimento da experiência no Festival Internacional de Capoeiragem.
Foto: Lucas Malkut