De 24 a 27 de janeiro, Salvador será palco do maior evento de capoeira do país, o 5º Rede Capoeira. Nesta quinta edição, a proposta é promover uma discussão aberta sobre um novo panorama para a capoeira no Brasil. Entre as principais pautas está a implementação na Bahia da chamada Lei dos Mestres. Destacam-se na lista de participantes a Ministra da Cultura Margareth Menezes, o renomado historiador Antônio Liberac e o cientista e capoeirista Sidarta Ribeiro.
A abertura oficial do evento, agendada para 24 de janeiro às 17h, no Centro Cultural da Barroquinha, contará com a presença da Ministra Margareth Menezes. Na ocasião, 14 mestres de capoeira brasileiros octogenários, reconhecidos como os mais antigos em atividade, serão homenageados e receberão uma premiação em reconhecimento ao seu legado.
Antes disso, às 16h, acontecerá o painel de abertura intitulado “Heróis Populares – Os Mestres”, com a participação do idealizador do evento, Mestre Sabiá, Mestre Nenel, o cientista e capoeirista Sidarta Ribeiro, e o poeta e pesquisador da cultura afro-baiana James Martins. O painel abordará as dificuldades enfrentadas pelos mestres de capoeira brasileiros e a necessidade de uma nova perspectiva sobre esses heróis populares, responsáveis pela internacionalização da capoeira e pela divulgação da cultura afro-brasileira no mundo.
Um dos momentos aguardados do evento será o painel “Rede Capoeira – Economia Criativa (Mestre dos Saberes)”, que reunirá Hermano Queiroz (Iphan), o historiador Antonio Liberac, Fernando Guerreiro (Fundação Gregório de Mattos), representante do IPAC, Mestre Nô e Mestre Lua de Bobó, com mediação de James Martins. Neste painel, será discutida a possibilidade de implementação de uma lei que visa reconhecer e contemplar os mestres da cultura.
A discussão sobre a implementação da “Lei dos Mestres” estará em destaque, buscando estabelecer um marco legal para orientar políticas e programas estatais de proteção e estímulo aos conhecimentos e manifestações culturais de transmissão oral no Brasil. O objetivo é garantir um auxílio financeiro, no mínimo dois salários mínimos, a pessoas que representem de maneira significativa a cultura brasileira tradicional, seguindo critérios do Conselho Nacional de Política Cultural.
Mestre Sabiá, atuante na capoeira por mais de 30 anos e defensor incansável da expressão cultural brasileira, destaca a importância de discutir a implementação de leis estaduais, principalmente na Bahia, reconhecendo os mestres de capoeira como guardiões da cultura tradicional e popular, responsáveis por transmitir seus conhecimentos e experiências às novas gerações. Atualmente, apenas os estados do Ceará e Pernambuco possuem leis estaduais específicas para esse reconhecimento, sendo pioneiros no Brasil nesse aspecto.
Programação completa:
24 DE JANEIRO
ESPAÇO CULTURAL DA BARROQUINHA
- 15h às 16:30h – PAINEL 1: Heróis Populares – Os Mestres
- Sidarta Ribeiro, Mestre Sabiá, Mestre Nenel,
- Mediador: James Martins
- 18h às 20h30 – Abertura Oficial
- Homenagem aos Mestres: Mestre Felipe, Mestre Sabiá, Ministra da Cultura Margareth Menezes
- Participação cortejo Filhos de Gandhy
- 20h30 às 21h30 – Roda dos Mestres Homenageados
- Mestre Felipe (96), Mestre Brandão (94), João Grande (91), Mestre Pelé da Bomba (89), Mestre Virgílio (89), Mestre Boca Rica (87), Mestre Cafuné (85), Mestre Curió (84), Mestre Celso (84), Mestre Sombra (82), Mestre Brasília (81), Mestre Olavo (81), Mestre Carcará (81), Mestre Acordeon (80)
25 DE JANEIRO
ESPAÇO CULTURAL DA BARROQUINHA
- 09h30 às 10h30 – PAINEL 2: Abre Alas Capoeiras
- Redutos da Capoeira – Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro.
- Antonio Liberac, Mônica Beltrão e Jorge Columá
- Mediador: James Martins
- 10h30 às 11h – Roda de Capoeira
- 15:30h às 17h – PAINEL 3: Rede Capoeira – Economia Criativa (Mestre dos Saberes)
- IPHAN – Hermano Queiroz / Antonio Liberac / Mestre Nô / Mestre Lua de Bobó / Fundação Gregório de Mattos (FGM) – Fernando Guerreiro
- Mediador: James Martins
PRAÇA DA SÉ
- 17h30 às 18h30 – Legados do Mestre João Pequeno
- Oficina e Roda Capoeira Angola
- Mestre Jogo de Dentro
- 18h30 às 20h – Oficina Mestre João Grande
- Roda de Viola
- 20h às 20h40 – Festa de João
- Samba de Chula
- 21h às 22h30 – Show Tonho Matéria
26 DE JANEIRO
ESPAÇO CULTURAL DA BARROQUINHA
- 9h às 13h – Seletivas Estação Paranauê – Bahia e Mundo
- 15h às 16h30 – PAINEL 4: Roda de Conversa – Processo de Internacionalização da Capoeira
- Mestre João Grande, Mestre Acordeon, Mestre Jelon, Mestre Amen, Mestre Brasília
- Mediador: Mestre Sabiá
PRAÇA DA SÉ
- 9:30h às 11h – Oficina de Berimbau e Pandeiro
- Fundação Mestre Bimba
- 16h30 às 18h – Oficina e Roda de Capoeira com Mestre Lobão e Acordeon
- 18h às 19h:30 – Legados do Recôncavo – Apresentação dos Mestres
- Mestre Filipe, Mestre Brandão, Mestre Adó, Mestre Ivan, Mestre Goes e Mestre Carcará
- 19h30 às 20h:30 – Show Ganhadeiras de Itapuã
- 20h30 às 22h – Mestre Lua Rasta e Convidados
- Cortejo e roda no Terreiro de Jesus
27 DE JANEIRO
ESPAÇO CULTURAL DA BARROQUINHA
- 10h às 11h30 – Oficina “É Regioná”
- Mestre Nenel e Cafuné
- 11h30 às 12h30 – Samba de Roda
- Mestra Nalvinha
PRAÇA DA CRUZ CAÍDA
- 16h às 19h – Estação Paranauê – Competição
PRAÇA DA SÉ
- 19h às 20h30 – Valeu Rede Capoeira!
- Show Gerônimo
- 20h30 às 22h – Show Banda Viola de Doze