O Programa Ouro Negro, que promove a cultura afro-baiana, é ampliado em 2024 com investimento recorde de R$ 14,7 milhões. A ampliação do programa é um marco importante na valorização da cultura afro-baiana, que é um dos pilares da identidade cultural da Bahia.
O edital, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) em parceria com a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), vai contemplar mais de 170 propostas de instituições culturais de matrizes africanas, como blocos afro, afoxés, samba, reggae e blocos de índios.
Além do aumento do investimento, o edital de 2024 traz ainda outras novidades:
- A participação em mais circuitos oficiais do Carnaval de Salvador, além dos tradicionais Dodô, Osmar e Batatatinha.
- Pontuação diferenciada para instituições com quadro diretivo composto por jovens negros, mulheres negras e pessoas LGBTQIAPN+.
- Incentivo à atuação em rede, permitindo que duas ou mais entidades de matriz africana se juntem em uma proposta.
Essas novidades são importantes para garantir uma maior representatividade e diversidade nas festas populares da Bahia, que são um importante espaço de expressão da cultura afro-baiana.
A participação de mais instituições de matrizes africanas em mais circuitos do Carnaval de Salvador é uma forma de ampliar o acesso do público a essas manifestações culturais. A pontuação diferenciada para instituições com quadro diretivo composto por jovens negros, mulheres negras e pessoas LGBTQIAPN+ é uma forma de valorizar a diversidade e a inclusão. E o incentivo à atuação em rede é uma forma de fortalecer a articulação entre as instituições culturais de matrizes africanas.
O Programa Ouro Negro é uma importante política pública para a valorização da cultura afro-baiana. A ampliação do programa em 2024 é um marco importante que demonstra o compromisso do governo da Bahia com a promoção da diversidade e da inclusão.
Para mais informações, acesse o edital no site da Secretaria de Cultura da Bahia.
http://www.cultura.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=449