O Samba de Roda Suerdieck surgiu em 1961, por iniciativa de Dona Dalva Damiana de Freitas. Enroladeira de charutos na extinta fábrica Suerdieck, na cidade de Cachoeira (BA), ela teve a idéia de reunir suas colegas de trabalho após receber um convite para colaborar na festa de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Inicialmente, o samba de roda contava com cerca de 50 integrantes, entre músicos e baianas que dançavam e cantavam vestidas com as roupas com que trabalhavam na fábrica. Em 2004, o grupo lançou o disco Samba de Dalva. Hoje, agrega três gerações da família de Dona Dalva.
Samba de roda é uma variante musical mais primitiva do samba, originário do estado brasileiro da Bahia, provavelmente no século XIX.
Totalmente inserido na cultura baiana, o samba de roda é um estilo musical tradicional afro-brasileiro, associado a uma dança que por sua vez está associada à capoeira. É tocado por um conjunto de pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho, acompanhado principalmente por canto e palmas.
Samba de Roda Suerdieck – Trecho de show e entrevista com o grupo baiano Samba de Roda Suerdieck, selecionado do programa Rumos Música 2004-2005, projeto do Itaú Cultural que mapeia e valoriza o produção contemporânea da arte e da cultura no Brasil.