A Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançou a primeira pós-graduação lato sensu do Brasil em Teatro do Oprimido. A especialização terá duração de 18 meses e será ministrada por docentes da ETUFBA e artistas convidados, incluindo o criador do método, Augusto Boal.
O curso é destinado a educadores e profissionais de diversas áreas, como artes, pedagogia, psicologia, ciências sociais, direito, serviço social, comunicação, saúde, entre outros.
As aulas serão ministradas em três momentos presenciais, com o primeiro a ocorrer de 15 a 27 de janeiro. Os módulos serão ministrados por Licko Turle, Cachalote Mattos, Flávio Santos da Conceição, Helen Sarapeck, Bárbara Santos, Celida Salume, Hayaldo Copque, Alexandra Dumas, Lenira Rangel, Cristine Douxami e Antonia Pereira.
A coordenadora da especialização, Antonia Pereira, afirma que o curso visa a proporcionar uma sólida formação em Teatro do Oprimido, contribuindo para produzir estudos e ferramentas sociais para o combate de problemas como o racismo, a homofobia e a pobreza.