No dia 23 de novembro, às 18h30, o cantor, compositor e instrumentista Gilberto Gil, ao lado do maestro e compositor italiano Aldo Brizzi, apresenta a ópera Amor Azul pela primeira vez em Salvador. O concerto acontece na Concha Acústica – Teatro Castro Alves e conta com a Orquestra e Coro da Neojiba e solistas do Núcleo de Ópera da Bahia.
Uma História de Amor
Amor Azul se debruça sobre a história de amor entre o deus hindu Krishna e a mortal Radha. A ópera apresenta 40 músicas inéditas, compostas por Gilberto Gil e Aldo Brizzi. São cerca de 150 artistas no palco, entre músicos, cantores, solistas e bailarinos, celebrando a mistura de música de concerto, canto lírico, música popular brasileira e a dança tradicional indiana.
Uma Obra de Sete Anos
A ópera foi escrita durante sete anos por Gil e Brizzi. “É um poema de mais de mil anos atrás que trata de vários deuses indianos e tramas afetivas e amorosas entre eles, o amor de Krishna e Radha, dois grandes personagens místicos e míticos da tradição hindu. O plano é ter a ópera completamente encenada em breve”, afirma Gil.
Um Sucesso em Paris e na Sala São Paulo
As primeiras apresentações de Amor Azul aconteceram em dezembro de 2023 no auditório da Radio France, em Paris, com a Orquestra e o Coro da instituição, e em agosto de 2024, na Sala São Paulo. Em Paris, foram três performances com ingressos esgotados, exibidas cinco vezes na televisão francesa e aplaudidas de pé a cada noite. Público e crítica destacaram a ópera como um “triunfo”, “uma criação original” e “uma festa prodigiosa”, tornando-a um dos ápices recentes de uma carreira tão celebrada como a de Gilberto Gil.
Um Espetáculo em Dois Atos
A obra se desdobra em dois atos, com um intervalo de 20 minutos entre eles, nos quais o público acompanha a relação das divindades em diferentes cenários, desde a Índia mítica do passado e o Brasil vívido da contemporaneidade. Gil está no palco no papel de Jayadeva, o contador da história e de Vishnu, um dos deuses supremos do hinduísmo. As composições exclusivas que tecem a narrativa unem orquestra sinfônica, balé indiano, vozes populares e coro lírico a gêneros musicais como samba, bossa nova e afoxé, além de incorporar a percussão afro-brasileira e o veena, um tradicional instrumento de cordas indiano.
Ficha Técnica
- Música: Gilberto Gil e Aldo Brizzi
- Libreto: Aldo Brizzi (colaboração André Vallias)
- Orquestração: Aldo Brizzi
Elenco
- Jayadeva / Vishnu: Gilberto Gil
- Krishna: Josehr Santos
- Radha: Irma Ferreira
- Sakhi: Graça Reis
- Espírito da Floresta: Jean William
- Gopi 1: Nila Clara
- Gopi 2: Milla Franco
- Violões populares: Bem Gil e Ruan de Souza
- Percussionistas afro-brasileiros: Iuri Passos, Luan Badaró e Alin Gonçalves
- Preparadora do Coro: Lucie Barluet de Beauchesne
- Orquestra e coro do Neojiba
- Núcleo de Ópera da Bahia
- Maestro: Aldo Brizzi
- Direção de Produção: Glauber Amaral
Serviço
- Estreia Amor Azul: ópera de Gilberto Gil e Aldo Brizzi em Salvador
- Quando: 23 de novembro (sábado)
- Onde: Concha Acústica – Teatro Castro Alves
- Abertura dos portões: 17h
- Início previsto da apresentação: 18h30
- Duração: 2h, com intervalo de 20 minutos
- Ingressos: De R$50,00 a R$180,00
- Bilheteria: Bilheteria do TCA, sem adição de taxa de serviço
- Compra online: Sympla
- Realização: Íris Produções, GEGE Produções Artísticas e Barravento Artes
Vendas
- Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves (clique aqui para informações de funcionamento) ou no site e aplicativo da Sympla (www.sympla.com.br).
https://bileto.sympla.com.br/event/98608/d/279731/s/1913014