A Fundação Casa de Jorge Amado celebrou o sucesso do programa “Uma Quarta de FreePelô”, que levou cultura e educação para estudantes da Bahia. O projeto, viabilizado com o patrocínio do Instituto CCR, recebeu a visita de mais de 22 mil pessoas nos oito meses em que foi realizado, de maio a dezembro de 2023.
O programa oferecia ações formativas no Museu Eugênio Teixeira Leal, no teatro e na arena do Sesc-Senac Pelourinho, visitas gratuitas à Fundação Casa de Jorge Amado e a mais 17 instituições e igrejas do Centro Histórico, além de translado gratuito dos participantes.
“Sempre sonhamos em realizar um projeto que beneficiasse o público estudantil de forma mais efetiva e hoje comemoramos a vitória do projeto”, declarou Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado. “Estamos gratificados e desejamos seguir em frente para atingir ainda mais crianças e jovens”.
Ações culturais e educativas com estudantes das redes pública e privada de ensino aconteceram todas as quartas-feiras em pleno Pelourinho. Jovens de escolas de Lauro de Freitas, Salvador e do Subúrbio Ferroviário da capital puderam ter contato com atividades de formação cultural que tiveram como objetivo despertar a atenção para a importância da literatura, do livro e da leitura e da formação cultural na vida de todos.
Algumas das atividades oferecidas foram:
- Intervenção artística produzida pelos alunos da Escola Estadual Naomar Alcântara, que junto com os educadores protagonizaram uma cena criada por eles tendo como inspiração a independência do Brasil na Bahia;
- Bate-papo literário leve, divertido e inspirador sobre a importância da literatura na formação de todos, com os escritores Anderson Shon e Lorena Ribeiro;
- Espetáculo poético musicado “Mariar: Um Mar de Poesias”, que traz em sua essência histórias do manguezal vivenciadas por mulheres negras marisqueiras.
“No Grupo CCR acreditamos firmemente que o acesso à educação e à cultura é uma ferramenta poderosa de mobilidade social”, afirma Renata Ruggiero, diretora executiva do Instituto CCR. “Por isso, como maior empresa de mobilidade do Brasil, temos o compromisso de apoiar iniciativas que promovam a democratização deste acesso”.
O “Uma Quarta de FreePelô” é uma ação promovida pela Fundação Casa de Jorge Amado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia. Recebe patrocínio da REDECARD e os apoios do Museu Eugênio Teixeira Leal e do SESC.
Foto: Anderson Moreira