A Orkestra Rumpilezz, referência da música instrumental brasileira, retorna a Salvador nesta sexta-feira, 05 de janeiro, às 19h, para um show gratuito na Escadaria do Passo.
O show, intitulado “Rumpilezz Funfun no Passo”, marca o retorno da orquestra às suas atividades calendarizadas na cidade. Para celebrar a ocasião, nada mais assertivo do que celebrar sua música às sextas-feiras, dia que simboliza os orixás “funfun”, ou seja, que se vestem de branco.
Criada em 2006 pelo maestro Letieres Leite (in memoriam), a Rumpilezz traz no nome uma reverência ao universo sagrado do Candomblé e suas matrizes rítmicas, com seus três atabaques – Rum, Rumpi e Lé -, ao que se acrescenta, no final da palavra, duas letras “z” em referência ao jazz.
Conhecida e aclamada internacionalmente por sua formação, originalidade e musicalidade, a Orkestra é composta por instrumentos de sopro e percussão e traz em sua essência as raízes rítmicas afro-baianas traduzidas na harmonização do jazz.
No repertório do show, os músicos da Orkestra Rumpilezz apresentarão um mosaico de suas músicas mais conhecidas, como “A Grande Mãe”, “O Samba Nasceu Na Bahia” e “Alafia”, além de composições inéditas.
Os shows gratuitos da Orkestra Rumpilezz, dentro do “Viva o Centro”, são realizados com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).