A VI Conferência Estadual da Cultura da Bahia acontece entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Feira de Santana. O evento reunirá representantes do poder público e da sociedade civil para discutir e elaborar propostas para as políticas culturais do estado.
A Conferência, convocada pelo governador Jerônimo Rodrigues e coordenada pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), tem como tema “Cultura e Democracia em construção na Terra da Liberdade”. O objetivo é promover um diálogo amplo e participativo sobre a cultura na Bahia, garantindo a representatividade de todos os segmentos culturais.
Durante a Conferência, serão discutidos seis eixos temáticos:
- Territorialização, Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
- Democratização do acesso à Cultura, aos serviços e equipamentos culturais e participação social
- Identidade, Patrimônio e Memória
- Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
- Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
- Direito às Linguagens, Meios Artísticos e Digitais
Ao final da Conferência, será elaborada a Carta de Feira de Santana, que reunirá as propostas eleitas para as políticas culturais da Bahia. Essas propostas serão levadas para a Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília em março de 2024.
A VI Conferência Estadual da Cultura é um espaço importante para a construção de políticas culturais democráticas. Para participar, é necessário realizar a inscrição no site da SecultBa:
http://www.cultura.ba.gov.br/2023/12/22105/VI-Conferencia-Estadual-da-Cultura-acontece-entre-06-e-08-de-dezembro-em-Feira-de-Santana.html