O Pelourinho, coração histórico de Salvador, pulsou em celebração aos 40 anos da Axé Music, transformando seus largos em palcos vibrantes e democráticos na última quinta-feira (20). Uma constelação de atrações gratuitas, cuidadosamente distribuídas pelos espaços icônicos, ofereceu um mosaico de expressões artísticas, desde o teatro de rua e a ginga da capoeira até os ritmos contagiantes que definiram a identidade sonora da Bahia. Baianos e turistas, imersos na atmosfera festiva, encontraram no Pelô um convite irrecusável à celebração da cultura local.
A programação especial “Verão Axé Music 40 Anos”, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA), materializou-se como um presente para a cidade, reunindo nomes como Ministereo Público, Ronei Jorge, Viny Brasil e Vivendo do Ócio, além do grupo teatral Bora Ali. Cada artista, em sua singularidade, contribuiu para a tessitura de um evento memorável, que reverenciou o passado glorioso do Axé e abriu espaço para as novas vozes que ecoam nos becos e vielas da capital baiana.
No Largo Pedro Archanjo, o rock alternativo reinou absoluto, embalando o público com a energia contagiante da banda Vivendo do Ócio e a celebração dos 30 anos de carreira do cantor e compositor Ronei Jorge. O grupo, que abriu a noite, incendiou o largo com um repertório autoral que ecoou em uníssono com os fãs, muitos ostentando camisetas com o nome da banda e cantando cada verso com fervor.
Mateus Gabriel, vendedor de 26 anos, personificou a devoção dos admiradores da banda, chegando ao Pedro Archanjo antes mesmo do início do show para acompanhar a passagem de som e entoar as canções que marcaram sua trajetória. “Acompanho a banda há muitos anos. É uma das grandes referências que eu tenho do rock. Estou presente em todos os shows que eu posso”, declarou o soteropolitano, com a paixão estampada no rosto.
Ronei Jorge, em seguida, ascendeu ao palco para apresentar sucessos que atravessaram três décadas, como “Veja Só”, “Coragem” e “Noite”, conduzindo o público em uma viagem nostálgica e emocionante. A plateia, em êxtase, acompanhou o artista em cada canção, celebrando a longevidade e a relevância de sua obra.
Ramon Aurata, artista musical de 32 anos e morador do Centro Histórico, encontrou no show uma oportunidade de revisitar suas raízes e recordar os primeiros passos na cena musical soteropolitana. “Eu escuto Ronei e Vivendo do Ócio desde 2006 a 2007, quando eu comecei a frequentar a cena musical alternativa em Salvador, no Rio Vermelho. São pilares do som alternativo soteropolitano”, compartilhou, com um brilho nos olhos.
No Largo Quincas Berro D’água, as celebrações ao Axé Music começaram mais cedo, com o grupo teatral Bora Ali apresentando a esquete “Brilho, Câmera e Ação”. A obra, com sua abordagem bem-humorada e irreverente, retratou acontecimentos típicos do carnaval de Salvador, utilizando elementos como música, brincadeiras com o público e encenações de coberturas televisivas.
Kelly Cristina, paulista de 50 anos, acompanhada de suas amigas Vera Lúcia, 57, e Valdenice, 50, enalteceu a importância da arte na valorização das raízes do povo negro. “Essa peça retratou a história do Carnaval de Salvador, quando eles falam do Ilê Aiyê, dos filhos de Gandhi. Sou uma mulher preta, periférica, eu vejo o quanto é importante a história negra retratada”, afirmou, com a voz embargada pela emoção.
À noite, o Ministereo Público SoundSystem assumiu o comando do largo, presenteando o público com mais uma edição animada e dançante da “Quintas Dancehall”. Os afro beats envolventes, com sua cadência hipnotizante, convidaram a plateia a se entregar à dança, expressando sensualidade e energia. O Ministereo Público, em sua apresentação memorável, contou com a participação da renomada cantora de Dancehall Mis Ivy e do grupo de dança Afro Vibz, elevando ainda mais o nível da celebração.
Vítor Pereira, professor de química de 29 anos, revelou que acompanha o Ministereo Público há seis anos, desde sua chegada à Bahia vindo de São Paulo. “Sempre que eu tenho oportunidade estou colando, principalmente porque eles trazem esse lado da cultura Soul System, da resistência também do povo preto”, destacou, com a convicção de quem reconhece o valor da arte como ferramenta de transformação social.
No Largo Tereza Batista, Viny Brasil incendiou o palco com um show vibrante, embalado pelos grandes sucessos da Timbalada, que ecoaram em uníssono com o público, cantando e dançando ao som dos icônicos timbaus. Além de reviver clássicos que marcaram gerações, o artista presenteou a plateia com canções da nova cena musical, mesclando tradição e inovação em uma apresentação carregada de energia. O show, em sua essência, representou uma ode à cultura baiana, unindo ritmos que transcendem o tempo e continuam a encantar multidões.
Casais e amigos, embalados pela atmosfera romântica, entoaram juntos canções que se tornaram hinos da maior festa de rua do planeta. O público, em êxtase, também encontrou espaço para pular e se entregar à euforia quando o ritmo se intensificou. Micael Raffin, barbeiro presente no evento, expressou seu entusiasmo em meio à dança, revelando que considera a possibilidade de curtir o carnaval. “Eu que sou um pouco mais caseiro, isso daqui para mim é perfeito. Se continuar assim, eu acho que eu vou sair de casa”, confessou, com um sorriso no rosto.
Viny Brasil, visivelmente emocionado, comemorou a oportunidade de cantar no “Verão Axé Music 40 Anos” e contribuir, com seu talento, para a celebração de quatro décadas de um gênero musical tão importante para a cultura baiana. “É muita alegria trazer um repertório do que ouvia quando criança e hoje trago como uma memória afetiva. Fazer parte deste projeto é uma honra”, compartilhou o artista, que celebra 20 anos de carreira.